Especial Dia das Crianças: Decoração Infantil

post-dias-das-criancas-capa

Post especial para o dia das crianças. Talvez esse seja o post mais cheio de vida e colorido do blog até agora, afinal, a criança tem aquela capacidade de mostrar alegria, pureza e esperança por onde passa. Ao pensar em crianças, logo vem a cabeça: cores, brinquedos, criatividade, brincadeiras, diversão e é exatamente isso que deve conter de forma harmônica e até lúdica os espaços infantis.

especial-dia-das-criancas-1

Ao planejar o espaço infantil deve sempre remeter as características da criança, a rotina e atividades que ela goste de fazer. Ainda que ela não tenha opinião definida é importante manter a harmonia e a funcionalidade do espaço.

especial-dia-das-criancas-2

O mundo da criança deve ser refletido nos móveis, detalhes, itens decorativos para que ela brinque, estude, se divirta, durma (quando se tratar de dormitórios) e que ao mesmo tempo seja um lugar organizado para não dificultar na hora de arrumar, né?

Então para começar a planejar o espaço especial para a criança é interessante dar atenção para os seguintes itens:

  • Dar preferência aos gostos e rotina da criança; pois já que ela passará tempo no ambiente é importante que ela se sinta em um lugar agradável que ela goste de estar.
  • Manter os brinquedos e livros ao alcance delas; pois mostra para a criança que ela mesma pode pegar e guardar seus próprios brinquedos quando quiser e ela é capaz de fazer isso sozinha.
  • Abusar da criatividade; assim, pode até escolher um tema especifico que possa despertar a criação e interesse na criança, como por exemplo: dinossauros, piratas, castelo de princesas.
  • Não esquecer da segurança; quanto mais nova for a criança maior o cuidado, principalmente com os móveis é importante que não tenham pontas, elementos desmontáveis pequenos e revestimentos antialérgicos.

Para melhor explicação e inspiração, seguem 6 dicas para decoração para deixar o ambiente mais divertido e conseguir atender os itens acima sem dificuldade:

1) Nichos e prateleiras

São elementos que se encaixam em qualquer ambiente, seja sala de estar, escritório, são muito funcionais e, além disso, existem diversos modelos que permite uma grande variedade na hora escolher o lugar para instalar.

especial-dia-das-criancas-4

2) Móveis coloridos e Móveis Divertidos

Todo ambiente precisa de móveis, sendo assim, porque não caprichar e escolher aqueles mais divertidos e coloridos possíveis onde possam incentivar a criatividade e imaginação da criança?
Existem diversos tipos de móveis que integrante formas, modelos, cores e funcionalidade proporcionam a criação de um ambiente incrível e divertido.

especial-dia-das-criancas-6

especial-dia-das-criancas-8

3) Adesivos e Papeis de Parede

Este é item bastante útil para a decoração dos ambientes infantis, pois além de poder conseguir qualquer tipo estampa, tema, fotografia, imagem, é também de fácil aplicado e substituição.A medida que a criança foi crescendo e despertando novos gostos poderá ser adaptado rapidamente.

especial-dia-das-criancas-10

especial-dia-das-criancas-12

4) Ambientes temáticos por completo

Todos sabem que as crianças se encantam por algum desenho, filme, programa de tv ou até mesmo temas mais gerais como animais, carros, castelos, fundo do mar e querem que isso esteja presente na rotina de todos os dias, seja em brinquedos, televisão, hora de comer e até mesmo para dormir.

Atualmente com a facilidade de encontrar produtos decorativos personalizados com os temas mais adorados pelas crianças como papeis de parede, adesivos, almofadas, itens decorativos, luminárias, miniaturas e detalhes temáticos fica cada vez mais divertido planejar um ambiente temático para eles.

especial-dia-das-criancas-14
Tema de princesas

 

especial-dia-das-criancas-16
Tema de carros

 

especial-dia-das-criancas-18
Tema de natureza

 

especial-dia-das-criancas-20
Tema de desenhos animados

5) Iluminação

Não só para os ambientes infantis, mas sim para todos, a iluminação é muito importante, não só pela funcionalidade mas sim pela sensação e beleza que ela pode proporcionar. É comum em quartos de criança ter abajur, luminárias ou alguma fonte de luz menos intensa que a primária para dar a sensação de conforto e até mesmo proporcionar efeitos de sombra divertidos. Com a quantidade de opções que existem hoje não tem como deixar esse item de fora da decoração.

especial-dia-das-criancas-22

6) Cantinho de estudo e leitura

Este item depende da idade da criança, pois quando ela ainda é muito pequena todo cantinho acaba se tornando para brincadeiras, mas quando ela já está mais crescida, aprendendo a ler ou praticando a leitura é muito interessante estimular esse habito.

especial-dia-das-criancas-24

Veja também ambientes completos para se inspirar ainda mais:

especial-dia-das-criancas-26

especial-dia-das-criancas-28

especial-dia-das-criancas-30

especial-dia-das-criancas-32

especial-dia-das-criancas-34

especial-dia-das-criancas-36

especial-dia-das-criancas-38

especial-dia-das-criancas-40

Compartilhe e deixe seu comentário!

Para decorar sua casa com estilo acesse: A Casa das Coisas

Créditos: imagens retiradas do Google.