O cenário como personagem

Quando as cortinas se abrem, o público está ansioso para saber o que vai acontecer ali no palco. Na maioria das vezes a expectativa fica em cima da atuação, caracterização ou roteiro, porém, temos nas peças de teatro um elemento importante que pode até vir a ser considerado um personagem a mais na trama. Esse elemento é o cenário.

 

10 04 03

 

Diferentemente dos filmes, em uma peça de teatro não existe movimentação de câmeras ou edições dos vídeos, toda a história é contada em cima de um único espaço, o palco. A harmonização de todos os componentes é o que prende o público na história. Por isso, os cenógrafos devem se preocupar em manter o que é essencial, não pecar pelo excesso e nem pela falta de elementos, o expectador deve entender o que é importante.

 

08 02 07

 

Costuma-se usar muito banquetas, cômodas, quadros e tapetes quando os atores estão encenando dentro do quarto. Quando a história se passa numa sala temos luminárias, mesas de centro e o sofá, presente em 99% das vezes. E quando a história é levada para a área externa? Aí temos vasos, plantas, esculturas de madeira. Usa-se muitos itens decorativos específicos que variam de acordo com a personalidade de cada personagem.

 

11 12 05

Aos fãs de teatro, não tem nada mais prazeroso do que assistir uma peça aonde os elementos se completam, um cenário bem feito, decorado de acordo com o roteiro mostra que o projeto foi criado com dedicação, cuidado e pensando em impactar o expectador.

Compartilhe com aquele seu amigo que ama arte e deixe seu comentário.

Pensando em encontrar elementos para compor seu cenário?  No A Casa das Coisas você encontra!

Créditos: Imagens retiradas do Google