Volta ao mundo: Decorações inspiradas em diversos países.

Japao-post-japao-capa

Essa é a primeira matéria de uma série onde apresentaremos ideias de decoração inspiradas em países ao redor do mundo. Objetos, composições, elementos naturais, cores e diversos aspectos podem servir de influência para decorar o ambiente.

Vamos começar hoje com a famosa terra do sol nascente: o Japão.

Japao-post-japao

O Japão é um país com características únicas que surpreende em todos os aspectos: econômicos, sociais e culturais. Ao pensar neste país imediatamente podemos lembrar a natureza com suas lindas flores de cerejeira e o monte Fuji, dos alimentos exóticos como Kitkat de chá verde e Pepsi Azuki (um tipo de feijão), dos templos que são com certeza um presente para arquitetura oriental, os mais variados produtos fofos e claro, os animes, famosos desenhos japonês. Tudo isso e mais um pouco podem servir de influência na hora de decorar um ambiente baseado nesse país de dimensão tão pequena mas de ensinamentos gigantescos.

A decoração japonesa é minimalista e funcional, valoriza o espaço e busca o equilíbrio.

Veja alguns ambientes e dicas para compor a decoração em estilo japonês:

O ofurô é um item característico nos banheiros. Trata-se de uma banheira tradicional do Japão parecida com a banheira ocidental, porém com um formato diferente e mais profundo.

Banheiros-post-japao

Portas de correr feitas de papel e madeira são as tradicionais nas casas japonesas.

Portas-post-japao

Sobre as cores e estampas, nada de extravagância. Tons leves como o bege, cinza, branco e o castanho. O preto se destaca nas formas geométricas nas divisões e as estampas como flores de cerejeira, pássaros e florais são característicos.

Estampas-post-japao

Um toque de natureza deve sempre estar presente dentro de casa, o bonsai, plantas de bambu, jardins, e uma fonte pequena são ótimas ideias.

Bonsai-post-japao

O origami é uma arte japonesa de dobrar o papel que forma itens, seres, objetos e com essa diversidade de representações que ela permite criar pode ser utilizada perfeitamente como itens decorativos. As lanternas japonesas são clássicas.

Origamis-post-japao Lanternas-post-japao

As camas ficam no mesmo nível do piso e são compostas de um tatame de madeira e um futon (colchão com camadas de algodão). A madeira e o bambu também são materiais muito utilizados em móveis e estruturas.

Quartos-post-japao  Materiais-post-japao

Compartilhe e deixe seu comentário!

Para decorar sua casa com estilo acesse: A Casa das Coisas

Créditos: imagens retiradas do Google.